Notícias

Palestra no IPA complementa Campanha da Voz 2012

Complementando as atividades da Campanha da Voz 2012, o curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista, do IPA, e o CREFONO 7, promoveram a palestra “Voz na mídia: rádio e TV” ministrada pela fonoaudióloga Bianca Aydos, nesta quarta-feira, 18/4, às 19h30, no Auditório Oscar Machado, Unidade Central do IPA (Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80).

Formada há 13 anos, especialista na área de voz, Bianca direcionou a palestra especialmente aos(às) alunos(as) do curso de Jornalismo, que, possivelmente, irão utilizar sua voz no rádio ou na tv, sendo que há diferença nesses dois veículos, pois, segundo a fonoaudióloga, “na tv temos alguns aliados, como o gestual, o visual, e no rádio não”. No contexto da palestra, Bianca orienta como alguém que fala em rádio e televisão faz para cuidar da sua voz, para que essa tenha longevidade vocal, “sobretudo porque é seu instrumento de trabalho”, alerta.

As orientações da fonoaudióloga também têm utilidade para as pessoas na vida prática, no dia a dia, “até porque muitas vezes a gente não se dá conta, mas o simples ato de beber água ao longo do dia pode preservar a voz e evitar muitos problemas como os calos das cordas vocais – os nódulos”, enfatiza Bianca, levantando também a questão do cigarro, que tanto compromete a qualidade vocal. “Procuro falar de coisas que são boas pra voz e dos inimigos da voz... lembrando que a campanha diz: seja amigo da sua voz, cuide da sua voz, porque voz é vida”.

A fonoaudióloga aborda os sintomas de problemas na voz, sendo um dos principais a rouquidão. “Geralmente é um sintoma bem importante, que as pessoas às vezes acham até charmosa, bonita, só que rouquidão não é normal, tem alguma coisa errada nas cordas vocais... rouquidão que persiste por mais de 15 dias, que não seja por gripe ou por resfriado, tem que ser avaliada por um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo, para verificar que tipo de alteração está acontecendo e prescrever o tratamento correto”.

Bianca Aydos ministra cursos de dicção e oratória, trabalha com fonoaudiologia empresarial e é fonoaudióloga da Band – rádios AM e FM – realizando a orientação vocal de locutores(as) e apresentadores(as).

Além da palestra desta quarta-feira, o IPA, com a coordenação da fonoaudióloga Cristina Moreira, e o CREFONO promoveram outras ações na Campanha da Voz 2012, como o evento no Parque da redenção nos dias 14 e 15, em parceria com o Exército, divulgando a profissão de fonoaudiólogo(a) e orientando a população sobre cuidados com a voz. Nesta quinta-feira, acontecem atividades vocais com funcionários do grupo Record na rádio Guaíba e no jornal Correio do Povo.

 

 

Entrevista

Tema: Comunicação Oral no Mercado de Trabalho (Programa Boa Tarde RS - Band)

 

 

Entrevista

Tema: Curso de Dicção e Oratória ministrado para servidores da TV e rádio Assembleia Legislativa

Encerrou nesta quinta-feira (18), curso de dicção e oratória, promovido pela Escola do Legislativo e pela Superintendência de Comunicação Social, dirigido aos servidores da área da comunicação da Assembleia Legislativa. Participaram do curso mais de vinte assessores de imprensa de deputados, servidores da Rádio e da TV Assembleia.

Repórter: Carlos Leão

http://www2.al.rs.gov.br/radioassembleia/DetalhesdaMat%C3%A9ria/tabid/391/IdMateria/3456/Default.aspx

 

 

Entrevista

Tema: Cuidados com a Voz (TV do SIMERS)

http://novosite.simers.org.br/cms/php/site_monta_internas.php?area=sindicato&id_item=226&tabela=site_atividades

 

 

Entrevista

Tema: Dia Mundial da Voz

Local: Central Band de Jornalismo

http://www.bandrs.com.br/noticias/index.php?p=149&n=6146&PHPSESSID=540b529d9eb906abdf0851c2dadb47f0

 

 

Premiação

Título: Profissional do Ano (segunda vez consecutiva)

Promovido por Jornal Ibia de Montenegro 

http://www.jornalibia.com.br/

 

 

Entrevista

Título: Bate Pah!po: A importância de falar bem

Promovido por Diário Gaúcho

http://wp.clicrbs.com.br/pah/2013/07/19/bate-pahpo-a-importancia-de-falar-bem/

 contato@falandobem.com.br